Quando pensamos em transporte terrestre, a primeira coisa que vem à mente são as rodovias, que estão no nosso dia a dia e nos levam para todos os lugares do país. Mas o transporte ferroviário, muitas vezes esquecido, é fundamental na nossa cadeia de suprimentos.
O transporte ferroviário no Brasil possui uma rede de mais de 30 mil quilômetros de extensão. A grande maioria das ferrovias brasileiras atuais é para transporte de carga ou transporte urbano de passageiros. Transportando principalmente: grãos, produtos siderúrgicos, contêineres, água, vinho, pedra e cimento as ferrovias são fundamentais para nossa economia.
Com uma alta demanda, a manutenção dos trilhos é fundamental para seu bom funcionamento. Entre os serviços de manutenção estão: limpeza da estrutura, manutenção de trilhos de trem via ultrassom e por soldagem, além do esmerilhamento do boleto.
Algum desses serviços, como o esmerilhamento, é feito por equipamentos complexos que necessitam de cuidados e manutenções constantes para continuar em pleno funcionamento. Esse é o caso do trem esmerilhadora, uma máquina complexa que pode ter de 1 até 7 vagões.
Tais trens são conjuntos complexos, com centenas de equipamentos que precisam estar funcionando para que o serviço poça ser realizado. Mas como fazer uma manutenção de forma eficiente nesse tipo de conjunto?
A resposta vem da indústria! A manutenção preditiva é amplamente usada nos polos industriais, prevendo falhas e mitigando paradas inesperadas de produção. Mesmo estando sobre trilhos, os equipamentos são os mesmos: motores, geradores, bombas, painéis elétricos, compressores, etc.
Desenvolvemos uma metodologia de medição onde verificamos todos os itens essenciais para o funcionamento da esmerilhadora:
- Conjunto gerador;
- Painéis elétricos de carga;
- Motores de esmerilhamento;
- Sistemas auxiliares com bombas e compressores.
Para cada tipo de equipamento temos técnicas especificas onde podemos verificar o real estado dos componentes sem prejudicar a produção. Assim garantimos o bom funcionamento do conjunto e que não apareçam imprevistos na hora do trabalho.
Trilhos suaves garantem uma viagem tranquila, e equipamentos monitorados pela SEMAPI garantem uma operação segura.