Na última terça-feira (5), um incêndio de grandes proporções atingiu o galpão da fábrica da Effa Motors, no Distrito Industrial 2, Zona Leste de Manaus. As chamas se espalharam rapidamente e também afetaram as instalações da Valfilm da Amazônia, empresa especializada em produção, transformação e reciclagem de plásticos. Os danos continuam sendo avaliados.
Segundo relatos de trabalhadores, o fogo teria começado após faíscas de solda caírem sobre um produto químico na linha de produção da Effa Motors, que fabrica caminhões de pequeno porte, informou o portal de notícias G1. Cerca de cem veículos estavam no local.
“Felizmente, até agora não há registro de vítimas graves, o que nos traz alívio em meio à gravidade da situação. A prioridade da empresa é, acima de tudo, a integridade de nossos colaboradores e o apoio às equipes envolvidas”, informou a empresa em comunicado.
As normas da NFPA
Casos como esse reforçam a importância de seguir normas de segurança, como as estabelecidas pela NFPA (National Fire Protection Association). Embora a causa oficial ainda não tenha sido confirmada, o episódio mostra como situações aparentemente pontuais podem gerar consequências severas em ambientes industriais que lidam com substâncias inflamáveis.
As normas da NFPA oferecem diretrizes para a prevenção e controle de incêndios em diversos contextos. A NFPA 20 e a NFPA 25, por exemplo, tratam da instalação e manutenção de sistemas de bombeamento fixos contra incêndio. Essas diretrizes orientam desde a escolha e dimensionamento adequado das bombas, até os procedimentos periódicos de teste e inspeção para garantir que tudo funcione perfeitamente em uma emergência.
Como colocar em prática
Este tipo de episódio reforça a importância de manter a segurança contra incêndios como uma prioridade contínua nas rotinas industriais. Normas internacionais, como as da NFPA, foram desenvolvidas justamente para apoiar as empresas na prevenção de incidentes, protegendo vidas, patrimônios e garantindo a continuidade das operações.
Na SEMAPI, somos especialistas em implementar soluções alinhadas às normas da NFPA. Quer fortalecer a segurança da sua operação? Fale com nossos consultores e descubra como podemos ajudar sua empresa a estar sempre pronta.
Leia também: NFPA: confira 5 motivos para seguir as normas de sistemas de combate a incêndio;