Quando falamos em confiabilidade industrial, poucas técnicas são tão eficientes quanto a análise de vibração. Trata-se de um dos métodos de diagnóstico mais importantes para identificar falhas em ativos, atuando como uma poderosa ferramenta da manutenção preditiva.
Mas afinal, por que investir nesse tipo de análise? A seguir, listamos 5 motivos que comprovam a sua importância:
Detectar falhas antes de paradas
A análise de vibração permite identificar, de forma antecipada, problemas como desbalanceamentos, desalinhamentos, folgas excessivas, defeitos em rolamentos, engrenagens defeituosas ou falhas elétricas. Através da análise, a manutenção pode ser planejada com segurança, evitando falhas inesperadas e paradas de produção.
Reduzir custos de manutenção
Ao detectar a origem do problema com precisão, a análise de vibração reduz a necessidade de manutenções corretivas emergenciais. Isso significa menos intervenções desnecessárias, menor desperdício de recursos e diminuição de peças em estoque.
Prolongar a vida útil dos equipamentos
Máquinas monitoradas por meio da análise de vibração têm seus componentes avaliados individualmente, com base no nível vibracional característico. Assim, é possível saber o momento exato de substituir ou reparar peças, prolongando a vida útil dos equipamentos.
Aumentar a confiabilidade operacional
Ao identificar se a vibração observada está dentro dos padrões ideais, a técnica contribui diretamente para a confiabilidade da operação. Isso garante maior disponibilidade dos equipamentos, menor risco de falhas e maior previsibilidade no processo produtivo.
Custo-benefício
Além de reduzir paradas e ampliar a confiabilidade, a análise de vibração é uma técnica de monitoramento que apresenta um ótimo retorno sobre o investimento. Afinal, protege ativos valiosos e assegura continuidade operacional com baixo custo relativo.
Quer aumentar a vida útil dos seus equipamentos e reduzir custos de manutenção? Fale com os especialistas da SEMAPI.