As emissões fugitivas de gases são uma realidade nos processos produtivos de diferentes segmentos industriais. Elas ocorrem principalmente devido ao desgaste natural de componentes como dutos, bombas, flanges e válvulas de alívio de pressão — especialmente na presença de compostos orgânicos voláteis (VOC).
Para lidar com esse desafio, muitas empresas recorrem à detecção de gases por meio de câmeras termográficas portáteis, como a GF320, capaz de identificar emissões de metano, hidrocarbonetos e VOCs com agilidade e precisão.
Esse tipo de equipamento permite localizar rapidamente a origem exata do vazamento, o que facilita intervenções imediatas, reduz emissões e garante maior conformidade com os regulamentos ambientais.
Beneficios
Além da eficiência operacional, a detecção, feita a metros de distância, contribui diretamente para a segurança dos colaboradores, especialmente em áreas perigosas ou de difícil acesso. A função termográfica, inclusive, melhora o contraste visual entre a pluma de gás e o cenário de fundo, aumentando a assertividade da inspeção mesmo diante de fatores externos que possam interferir.
Com a intensificação das normas ambientais e de segurança, detectar e corrigir vazamentos de forma rápida é uma ação estratégica: ajuda a evitar multas, perda de produto e, principalmente, riscos de incêndios ou explosões em ambientes com líquidos e gases inflamáveis.
Investimento
A detecção de gases, portanto, é mais do que uma medida preventiva. É um investimento em segurança, conformidade e economia de recursos.
Reduza riscos, evite multas e proteja seus recursos! Entre em contato com a SEMAPI e saiba como aplicar a detecção de gases na sua operação.