Dia do Trabalho: histórias de quem faz a diferença todos os dias na Semapi

semapi ()

Neste Dia do Trabalho, mais do que homenagear, queremos celebrar. Celebrar as histórias, os passos, as conquistas e até os desafios que moldam a trajetória de quem constrói a SEMAPI diariamente. Aqui, o trabalho vai além das metas — é feito com propósito, com humanidade e com senso de evolução coletiva. 

Cada história aqui compartilhada revela um pouco do que nos torna únicos: pessoas que trabalham com propósito, que pensam em soluções, que cuidam umas das outras, e que fazem da SEMAPI muito mais do que uma empresa — fazem dela um lugar de crescimento, pertencimento e transformação. 

Diretor técnico da SEMAPI, José Peinado — ou simplesmente Pepe — revive o início da empresa no Brasil.

“Em 1987, eu viajei até o Brasil para iniciar o processo técnico da SEMAPI em São Paulo. Realizávamos demonstrações com medições de análise de vibração, e apresentávamos relatórios que comprovavam a eficácia da técnica. Quando um cliente pediu avaliação, diagnostiquei uma falha — que se concretizou. Assim nasceu nosso primeiro contrato no Brasil. Meses depois, trouxe minha família para o país.” – José Peinado (Pepe).

Constantino Petroff, gerente comercial preditiva, lembra com orgulho da conquista do primeiro contrato da SEMAPI no setor de óleo e gás.

“Me considero parte da evolução da SEMAPI. Quando conquistamos nosso primeiro contrato no setor de óleo e gás, com a Transpetro, percebi o impacto real da atuação comercial: abrir caminhos, fechar parcerias e impulsionar o crescimento. Hoje, nosso maior destaque é justamente nesse setor — onde atuamos com excelência e conquistamos grandes resultados”, destaca.

“Aqui, ser humano é um valor” 

Para a Fabíola Cruz, assistente financeira, o ano de 2025 marcou o início de uma transformação pessoal. Ao escolher mudar de ambiente, ela encontrou na SEMAPI um espaço que valoriza não só o trabalho, mas também a pessoa por trás do cargo.

“Comecei 2025 com uma decisão: me priorizar. Troquei de ambiente, energia e propósito. Hoje, estou na SEMAPI, um lugar onde ser humano é um valor — não uma fraqueza. Porque ‘sua vida importa’… e a minha também”, explica ela.

Ao liderar um projeto estratégico, o engenheiro de manutenção preditiva Victor Viviani enxergou uma oportunidade de otimizar processos e melhorar a performance do cliente. Com uma proposta baseada em dados, ele e sua equipe conseguiram ir além da entrega técnica:

“Proatividade, estratégia e trabalho em equipe marcaram nosso ano no contrato com a Equinor. Diante dos embarques trimestrais, identificamos a necessidade de ajustes e propusemos, com base em dados, a implantação de embarques intermediários. O resultado? Ganhos financeiros relevantes para o cliente e maior confiabilidade nos ativos”, disse Viviani.

Liderança com propósito

Para Jhonnathan Petrov, engenheiro de manutenção preditiva, mais do que prêmios e resultados, o que realmente o motiva é ver sua equipe comprometida com a segurança, o bem-estar e a integridade nas operações.

“Receber prêmios de reconhecimento pelo desempenho da equipe em campo já é uma grande alegria para qualquer líder. Mas ver esse mesmo time engajado de forma genuína com as práticas de SSMA — guiados pela integridade e pelo cuidado com o outro — é algo que me enche ainda mais de orgulho”, compartilha. 

Na 21ª Maratona de Supply Chain, o gerente de projetos Fabio Castro teve a oportunidade de apresentar uma das inovações desenvolvidas pela SEMAPI: o uso de inteligência artificial no Usemol, ferramenta que reforça nosso compromisso com tecnologia e eficiência:

“Um momento marcante durante minha trajetória na SEMAPI é a participação na 21ª Maratona de Supply Chain. Durante minha palestra, pude compartilhar um pouco da nossa experiência com o Usemol, e apresentar uma de suas funcionalidades mais inovadoras: o uso da Inteligência Artificial no mapa comparativo”, destaca Castro. 

Trabalhar com propósito transforma 

Para Ricardo Der Haroutiounian, diretor da SEMAPI, o trabalho vai além dos números. Liderar, para ele, é aprender todos os dias sobre escuta, empatia e responsabilidade com o outro — e isso é o que torna a caminhada verdadeiramente significativa.

“Maio é um momento para refletir sobre o valor do trabalho em nossas vidas. Ao longo dos anos liderando na SEMAPI, aprendi que mais do que metas e resultados, o que realmente importa são as conexões que criamos. É através da dedicação com propósito que conseguimos evoluir como profissionais e, principalmente, como seres humanos”, afirma Der Haroutiounian.

Fique por dentro das nossas novidades

Receba conteúdos e atualizações da Semapi diretamente na sua caixa de entrada!

;
quem somos semapi
Resumen de privacidad

Esta web utiliza cookies para que podamos ofrecerte la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en tu navegador y realiza funciones tales como reconocerte cuando vuelves a nuestra web o ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones de la web encuentras más interesantes y útiles.