O que são rotores elétricos? Conheça todos os tipos e suas funções

Fique por dentro das novidades através de nosso blog.

o que são rotores elétricos

 

Em termos gerais, rotores elétricos são partes giratórias de motores e máquinas elétricas, feitos tradicionalmente de chapas de aço magnético tratadas termicamente e com enrolamentos ou elementos magnéticos montados sobre um eixo.  

Esses componentes transformam a energia gerada pelos campos magnéticos em movimento rotativo, sendo fundamentais para o funcionamento de motores modernos.  

A construção dos rotores elétricos varia conforme o tipo de máquina e aplicação, e pode influenciar diretamente a eficiência, torque e controle do equipamento.  

 

Tipos de rotores elétricos em motores de corrente alternada (CA) 

Nos motores elétricos que usam corrente alternada, os rotores elétricos podem ser classificados principalmente em dois tipos:

1. Rotor de gaiola de esquilo

Esse é o tipo mais comum de rotores elétricos em motores de indução. Ele é composto por barras condutoras (geralmente de alumínio ou cobre) inseridas em um núcleo de aço e conectadas por anéis em ambas as extremidades, lembrando a forma de uma “gaiola”. Esse design é robusto, exige pouca manutenção e proporciona operação simples e confiável, sendo amplamente usado em aplicações industriais e comerciais. 

2. Rotor compólos

Esse tipo de rotores elétricos é típico de motores síncronos ou alternadores. Os polos do rotor podem ser formados por ímãs permanentes ou eletroímãs alimentados eletricamente. Os ímãs permanentes oferecem eficiência e torque estável, enquanto os eletroímãs permitem controle mais preciso da operação em sistemas maiores.  

 

Leia também: Como o Balanceamento de Rotores reduz falhas e garante eficiência 

 

Tipos de rotores elétricos em motores de corrente contínua (CC) 

Para motores que operam com corrente contínua, os rotores elétricos também se diferenciam em dois modelos principais:

1. Rotor com ímãs permanentes

Usado em motores brushless e motores de passo, esse tipo de rotor conta com ímãs fixos que geram o campo magnético sem a necessidade de enrolamentos adicionais. Isso resulta em maior eficiência e menor desgaste mecânico. 

2. Rotor com enrolamento (com escovas)

Presente em motores DC tradicionais, esse tipo de rotores elétricos tem bobinas de fio enroladas no rotor e utiliza um coletor de escovas para fazer a comutação das correntes. Esse design permite bom controle de velocidade e torque, mas requer manutenção periódica devido ao desgaste das escovas.  

 

Leia também: Curto-circuito em motor: identifique os sinais 

 

Outros tipos de rotores elétricos 

Além dos modelos citados acima, existem variações de rotores elétricos que atendem a aplicações específicas:  

️rotores salientes e cilíndricos em máquinas síncronas; 

rotores com enrolamentos conectados a anéis coletores para controle de velocidade; 

rotores de ímã permanente em motores BLDC, muito usados em automação e aplicações de precisão.  

 

Conclusão

Quer aumentar a confiabilidade dos seus motores elétricos e evitar falhas em rotores elétricos antes que elas gerem paradas e prejuízos?  

THE Semapi oferece soluções completas de monitoramento e manutenção preditiva para garantir mais eficiência, segurança e performance aos seus ativos industriais. 

Mande uma mensagem para nossos especialistas, e sanaremos todas as suas dúvidas!  

;
quem somos semapi
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.